Design de Sinalização Turística | Centro Histórico de Mariana-MG

 

Este projeto de design abrange um conjunto de placas criado para sinalizar e caracterizar os principais largos, monumentos e edificações do centro histórico da cidade de Mariana, Minas Gerais. O desenvolvimento do trabalho foi subsidiado por um levantamento preliminar, e interdisciplinar, que mapeou e produziu informações sobre as mais relevantes construções e acontecimentos ligados à memória da cidade.

O desenho das placas, juntamente com os materiais que as compõem, incorporou leveza e transparência aos elementos sinalizadores, possibilitando assim, inserções harmoniosas nas fachadas, largos e praças da “Cidade Matriz de Minas”.

Fundada em 1696, Mariana abriga um dos mais importantes conjuntos de arquitetura e arte colonial do Brasil. Até o ano de 2007, a primeira cidade e capital mineira não possuía uma sinalização urbana que pudesse apresentar a seus moradores e visitantes informações sobre a história da cidade e seus monumentos. O projeto denominado Sinalização Interpretativa do Patrimônio Cultural de Mariana-MG surgiu para preencher esta lacuna e oferecer um importante instrumento de valorização e preservação do seu riquíssimo patrimônio histórico.

A implementação do projeto se deu graças à parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura. Ao IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, coube a supervisão e aprovação do projeto.

 

 

 

Ficha Técnica

 

Local: Mariana, MG

Área: Centro Histórico

Projeto: 2006

Obra: 2007

Design das Placas: Ulisses Morato

Redação dos textos: Mauro Werkema / Patrícia Lapertosa
Serviços: Projeto / assistência técnica à obra

Fotos: Ulisses Morato

 

 

 

 

Projeto com publicação nacional 

Projeto premiado

1/13