Sede Sudoeste da COPASA MG

 

Este projeto abriga uma das sedes administrativas da COPASA, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, que é a empresa estatal responsável pelo sistema de tratamento e distribuição de águas para a maioria dos municípios.

A linguagem arquitetônica buscou articular na edificação as duas ordens que fundamentam as atividades da empresa. Por um lado, a Ordem Natural referente aos recursos hídricos, matéria-prima utilizada para o abastecimento dos municípios. Ordem esta expressa pelo muro sinuoso azul que percorre toda a extensão da fachada frontal e atravessa o edifício, estendendo-se para além da fachada posterior. Essa lâmina curva conduz o público ao acesso principal da empresa ao mesmo tempo que cria um pátio interno para o convívio dos funcionários.

Por outro lado, a Ordem Tecnológica que remete ao complexo aparato técnico empregado no saneamento das águas dos rios e ribeirões. Essa ordem é explicitada principalmente pela escolha dos materiais e pela presença de linhas racionalistas na sintaxe arquitetônica. Os dutos aparentes para escoamento das águas pluviais, os mesmos usados nos sistemas de abastecimento de água, reforçam este conceito.

Ficha Técnica

 

Local: São Sebastião do Paraíso - MG

Área: 1.000 m2

Projeto: 2002

Obra: 2003

Autor do projeto: Ulisses Morato

Serviços: Projeto arquitetônico / assistência técnica à obra

Fotos: Daniel Mansur

Projeto com publicação nacional

Projeto com premiação nacional

1/12

Belo Horizonte - MG

Brasil

  • Facebook quadrado preto