Paço Municipal de Várzea Paulista - SP

 

Este projeto foi concebido para o Concurso Público Nacional / Paço Municipal de Várzea Paulista, São Paulo, explora o conceito da conectividade urbana e acesso universal. 

As áreas livres do terreno, tratadas como parque urbano, são "vascularizadas" por uma malha estratégica de caminhos que partem de suas bordas, percorrem seus principais eixos direcionais e convergem para sua região central: a Praça Cívica, elemento que articula a ocupação do território neste projeto. A premissa de acesso universal ganha amplitude com a inserção generosa de circulações semi-públicas sombreadas por brises, amplos espaços gramados, terraço jardim e rampas que oferecem aos cidadãos um eficiente sistema para a exploração das áreas internas e externas do Paço Municipal de Várzea Paulista. Os prédios que formam o Paço Municipal, elevados em plataformas a 1,5 m do solo, são estruturados em três blocos distribuídos ao redor do grande vazio central – sendo este definido pelo piso de tijolos maciços da Praça Cívica e pela significativa massa arbórea preservada.

A valorização das áreas livres, em boa medida, decorre da liberação significativa de terreno pela redução da projeção das edificações através da verticalização dos edifícios municipais. Como resultado, temos a ampliação significativa da escala dos espaços destinados à Praça Cívica, às áreas verdes, aos espaços de convívio e eventos públicos. O Paço Municipal de Várzea Paulista, além de se tornar uma referência para o cidadão pela concentração de funções públicas, se apresenta como imponente espaço com caráter de praça pública.

 

Ficha Técnica

 

Local: Várzea Paulista - SP

Área: 27.000 m2

Projeto: 2012

Autor do projeto: Ulisses Morato

Coloboradores:  Lilian Peres Santos - Arquiteta / Emerson Luiz de Carvalho - Estagiário

Serviços: Estudo arquitetônico

 

1/9

Belo Horizonte - MG

Brasil

  • Facebook quadrado preto