Laboratório Municipal de Vespasiano - MG

 

Esta obra foi concebida para abrigar as instalações do Laboratório Municipal de Patologia Clínica do município de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A edificação, destinada aos usuários da rede pública de saúde, fica localizada na principal avenida da cidade, próxima ao fórum e à prefeitura.
O projeto alinha-se aos princípios de valorização arquitetônica do patrimônio público e de qualificação do espaço urbano. 
O edifício é formado por dois blocos que abrigam funções distintas. O bloco principal, com dois pavimentos, destina-se ao atendimento ao público no piso térreo e aos serviços de apoio aos funcionários no pavimento superior. A entrada principal do edifício, franqueada à população da cidade e região, é marcada por uma expressiva rampa de pedestres, que também cumpre os requisitos de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. O outro bloco, com um pavimento, abriga o setor técnico, onde são processados os exames laboratoriais em ambientes integrados.
O estudo de insolação determinou o posicionamento diagonal da construção no terreno. Tal implantação possibilitou a criação de esplanadas verdes que qualificam os acessos ao prédio e sua relação com o entorno.  As fachadas de vidro, voltadas para sul e norte, propiciam iluminação natural em todos os ambientes internos. 
A obra é composta com uma reduzida gama de materiais, onde predominam o concreto, o metal e o vidro. A volumetria é marcada por linhas oblíquas, acentuadas por pilares de concreto aparente em  forma de "v" junto às fachadas.  Esse desenho, cuja forma contrasta com o padrão edificado no entorno, tenciona referenciar o prédio na região, que fica entre o Centro Administrativo de Minas Gerais e o Aeroporto Internacional de Confins.