Apartamento IS

 

Nesse projeto predomina a idéia da arquitetura do essencial, ou seja, aquela vinculada a uma intervenção mínima com o máximo de impacto visual e funcional. Aqui a funcionalidade traduziu-se em amplos espaços com circulações generosas, mobiliário reduzido com distribuição racional, e materiais que facilitam a manutenção diária do apartamento.

O conforto foi garantido pela excelente ergonomia do mobiliário, pela suavidade das cores, pela eficiência da iluminação artificial, associados às boas condições de iluminação e ventilação natural. Não houve necessidade de condicionamento artificial da temperatura no interior do imóvel.

Adornos e obras de arte ganham força visual pelos grandes vazios que os circundam e pelo fundo branco predominante.

A revitalização do apartamento englobou os elementos arquitetônicos e os decorativos num só projeto: reestruturação de layout, desenho de móveis, especificação de adornos, persianas, cortinas, luminárias e materiais de acabamento. Esse processo foi importante para garantir o equilíbrio final entre todos os elementos que compõem os ambientes. O piso em mármores recebeu novo polimento, as paredes ganharam novas cores e o teto foi rebaixado com placas de gesso acartonado para receber uma nova iluminação. As luzes marcam os eixos de circulação, destacam as obras de arte e adornos, e propiciaram inúmeros cenários de uso para seus moradores.

Dentro do espírito de “reforma limpa” apenas a parede que separava o hall do elevador da sala de estar foi demolida. No espaço remanescente foi inserida uma lâmina de gesso desprendida do teto com pontos de luz que avança em direção à sala. Esse recurso permitiu valorizar o acesso principal, “conduzindo” e dando “boas vindas” às pessoas que chegam ao apartamento.

 

Ficha Técnica

 

Local: Bairro Lourdes, Belo Horizonte - MG

Área: 250 m2

Projeto: 2004

Obra: 2005

Autor do projeto: Ulisses Morato - arquiteto

Colaboração: 4 arquitetura

Serviços: Projeto arquitetônico / design de móveis / assistência técnica à obra

Fotos: Daniel Mansur

Projeto com publicação nacional e internacional

1/9

Belo Horizonte - MG

Brasil

  • Facebook quadrado preto